ACSS revela dados de acesso, eficiência e qualidade no SNS
Com o intuito de reforçar a transparência e a prestação de informação sobre o SNS, a ACSS está a divulgar um conjunto de publicações tendo como base três temáticas: acesso, eficiência e qualidade.
A newsletter “SNS Acesso” apresenta dados sobre os tempos médios de resposta praticados nas instituições do SNS, para primeira consulta hospitalar e cirurgia programada. Na sua última edição, referente ao período de abril a junho de 2016, a média nacional relativa ao Tempo Médio de Resposta Garantido (TMRG) situou-se nos 72 por cento para a primeira consulta hospitalar e nos 89 por cento para a cirurgia programada, uma diferença de menos um ponto percentual para ambos os indicadores, comparativamente aos dados da primeira edição.
A “SNS Eficiência” e a “SNS Qualidade” incluem informações sobre um conjunto relevante de indicadores de eficiência e de qualidade, que permitem uma análise comparativa entre as instituições hospitalares do SNS, agregadas por grupo hospitalar. Dados sobre a demora média antes da cirurgia, custos operacionais por doente padrão e até a percentagem de partos por cesariana, podem ser consultados nas referidas publicações.
As newsletters publicadas, com periodicidade mensal, encontram-se disponíveis para consulta no site da ACSS e no microsite de monitorização do SNS.
Published on 25/8/2016
