Transferências cirúrgicas entre hospitais do SNS aumentam em 2016

As transferências de doentes entre hospitais do SNS ascenderam a 7.235 até meados de agosto de 2016, o que representa uma duplicação do fluxo de utentes entre instituições do SNS face ao período homólogo do ano anterior.

Este aumento surge na sequência da criação do Programa de Incentivo à Realização de Atividade Cirúrgica dentro do SNS, que teve início em maio de 2016, e que conta já com a participação de 62 Serviços Cirúrgicos de 18 instituições hospitalares do SNS.

Para além deste aumento de transferências entre instituições do SNS, e conforme demonstram os dados divulgados através do microsite de monitorização do SNS, registou-se também um crescimento da produção cirúrgica interna dos hospitais do SNS durante o primeiro semestre de 2016, mais 3,9 por cento, com destaque para a componente de cirurgia de ambulatório que cresceu 7 por cento em relação ao período homólogo.

Recorde-se que o Programa de Incentivo à Realização de Atividade Cirúrgica no SNS visa rentabilizar a capacidade cirúrgica instalada na rede de estabelecimentos públicos. Este programa está aberto a todas as instituições hospitalares do SNS que reúnam condições para responder com eficácia e de forma atempada à população, de forma a cumprir os tempos máximos de resposta garantidos.
Published on 20/8/2016

imagem do post do Transferências cirúrgicas entre hospitais do SNS aumentam em 2016