Dez por cento dos utentes referenciados optam pela LAC

Um em cada dez utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), referenciados pelo médico de família, já optou por um hospital fora da área de residência, para a realização da primeira consulta de especialidade hospitalar. Os dados correspondem ao período compreendido entre 1 de junho e 29 de julho, e revelam a taxa de utilização do Livre Acesso e Circulação (LAC) no SNS.

Nos primeiros dois meses após a aplicação do sistema LAC, os hospitais das zonas urbanas foram os que registaram uma maior afluência, principalmente nas especialidades de dermatovenereologia, otorrino, ortopedia e oftalmologia. O Centro Hospitalar de Lisboa Central destacou-se com um total de 4 940 pedidos, constituindo-se como a instituição mais solicitada a nível nacional para a primeira consulta de especialidade hospitalar.

O processo de referenciação, aprovado pelo Despacho nº5911-B/2016, de 3 de maio, e que contribui para a implementação progressiva do Sistema Integrado de Gestão do Acesso no SNS (SIGA SNS), concede ao utente, em conjunto com o médico de família, o poder de livre escolha e considera critérios como a proximidade geográfica e os tempos médios de resposta, disponíveis no Portal do SNS.

Published on 19/8/2016

imagem do post do Dez por cento dos utentes referenciados optam pela LAC