PEBC e ECO.AP na saúde: um caso de sucesso
A ACSS participou, no dia 20 de novembro, no ECO.AP Summit , onde apresentou a Campanha de Sustentabilidade do Ministério da Saúde (2017/2018), considerada um exemplo de boa prática nesta área.
A campanha de sustentabilidade, a decorrer em todas as instituições públicas de saúde, é composta por uma série de mensagens dirigidas à redução de consumos água, energia e outros consumíveis, de forma a promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte de todos os utilizadores dos edifícios da esfera do Ministério da Saúde.
Estas e outras medidas surgem no âmbito do compromisso estabelecido pelo Estado em aumentar a sua eficiência energética em 30%, uma meta que terá que atingir até 2020.
Durante o evento foram ainda destacados os fundos europeus e nacionais disponíveis para suportar os investimentos dos organismos públicos na área da eficiência energética, nomeadamente o POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos, que disponibilizou mais de 45 milhões de euros para a área da saúde, na 1.ª fase do Aviso POSEUR-03-2016-65.
A iniciativa promovida pela ADENE – Agência para a Energia, no Pavilhão Carlos Lopes (Lisboa), teve como objetivo relançar o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (Eco.AP), através de uma campanha de sensibilização, que pretende apelar à redução do consumo de energia nos organismos e serviços públicos. Em destaque esteve ainda o modo como o Barómetro de Eficiência Energética, em fase de desenvolvimento, poderá auxiliar na prossecução deste objetivo, com a parceria da ACSS, em representação do Ministério da Saúde.
Publicado em 23/11/2017